Blog Layout

Smart Legal • September 1, 2024

Negócios Ágeis: Transformando Propósitos em Ações Concretas

Como Metodologias Ágeis Podem Transformar Empresas em Negócios com Propósito

Em um mundo em rápida transformação, com novas demandas de clientes, questões urgentes de sustentabilidade e tecnologias disruptivas, muitas empresas estão lutando para acompanhar.


O artigo "Purposeful Business the Agile Way", de Darrell Rigby, Sarah Elk e Steve Berez, explora como métodos ágeis podem ajudar as organizações a se tornarem mais orientadas por um propósito, transformando debates abstratos em ações concretas e resultados tangíveis.


O texto destaca que cada vez mais pessoas estão deixando seus empregos, insatisfeitas com ambientes de trabalho desmoralizantes, e que há uma crescente preocupação com as desigualdades sociais e os danos ambientais. A antiga abordagem de maximizar os lucros para beneficiar a sociedade como um todo está se mostrando insuficiente. Em resposta, empresas precisam adotar uma abordagem orientada por propósito.


Quatro Recomendações para Implementar um Negócio com Propósito de Forma Ágil:


  1. Crie um Microcosmo do Mundo que Você Deseja: Use o método ágil para transformar seu grupo de trabalho em uma organização que represente o propósito que você almeja. Forme equipes multidisciplinares, entenda as necessidades dos usuários, identifique os problemas do sistema atual e implemente melhorias.
  2. Construa uma Cultura de "Como Podemos Testar Isso?": Em vez de aplicar "melhores práticas" de outras empresas, desenvolva sua própria abordagem através de testes e experimentos em seu ambiente, alocando recursos estrategicamente para causas com benefícios de longo prazo.
  3. Faça as Coisas Certas para os Stakeholders Certos: Ao invés de focar apenas em metas financeiras, concentre-se em criar valor para todas as partes interessadas — clientes, funcionários e sociedade — e, assim, alcançar o lucro de maneira sustentável.
  4. Priorize a Colaboração sobre a Competição: A agilidade no ambiente de trabalho enfatiza o trabalho em equipe e a colaboração. Equipas ágeis têm melhor alinhamento funcional, maior moral e inovação mais eficaz em comparação com organizações com estruturas tradicionais.


Ao adotar práticas ágeis, as empresas podem fortalecer sua capacidade de criar valor sustentável, tanto para o negócio quanto para a sociedade, promovendo um ambiente de trabalho mais colaborativo e significativo.


Essa é uma síntese do artigo publicado na Harvard Business Review em março-abril de 2022, escrito por especialistas em agilidade e gestão organizacional da Bain & Company.




By Darrell RigbySarah Elk and Steve Berez

Share by: